terça-feira, 20 de julho de 2010

Pássaros.


Pássaros.
por Jefferson de Castro


Sempre que tento criar uma visualização da palavra "Liberdade", logo me vêm a cabeça os pássaros, aqueles pequenos e grandes seres que podem voar para onde quiserem e o fazem o tempo todo. Posso dizer que antigamente era bem mais fácil voar, não literalmente, mas houve um tempo em que os pequenos seres podiam voar livremente sem qualquer interrupção e hoje em dia existem fios elétricos e diversas coisas que os impossibilitam de serem tão livres assim.
Pássaros são seres extremamente gentis, não tem a menor preocupação com nada, e simplesmente voam e voam, interrompendo a vida alheia somente quando precisam se alimentar. O que é totalmente sensato.
Assim costumavam ser os seres humanos, seres gentis, sem preocupação e que simplesmente sonhavam e sonhavam, colocando apenas os pés no chão quando se deparavam com a dura realidade que lhes cortava os sonhos. Sonhar não é nenhum crime, e nem precisa ser. Afinal, existem pessoas que consideram tudo na vida um prazer culposo, sabe tipo aquelas músicas que gostamos, mas temos vergonha de admitir por não ser o exemplo do bom gosto musical.
Particularmente, não tenho o menor problema com admissões, sei que sou uma pessoa extremamente orgulhosa e por vezes egoísta, mas consigo certamente admitir isso, quando percebo esses defeitos gritando. Consigo certamente saber quando estou errado, e simplesmente me desculpar por isso.
Mas existem certas situações em que não há porque se desculpar, você só precisa admitir.
Não sei por que algumas pessoas se preocupam com coisas mínimas, com meros detalhes, com pequenas letras escritas em caligrafia minúscula e o praticamente imperceptível incomoda tanto. Alguns prazeres são meramente fúteis e nem precisam ser tão sustentados assim, mas o homem procura satisfazê-los, uma vez que acha que precisa deles.
Alguns prazeres têm um porte maior, e mesmo assim não são supridos e muito menos notados. Porque será então que esses prazeres são por vezes tão esquizofrênicos e talvez até aterrorizantes. Eu sei que muitas das coisas que eu escrevo, muitos não entendem, poucos lêem, mas o que importa é que escrevo pra mim, não tenho problema algum em escrever para mim mesmo, pois é o que sempre faço, sempre que não me sinto bem, abro o bloco de notas e escrevo tudo que me vem a mente, nem sempre faz sentido, mas normalmente se torna algo engraçado e divertido de se ler, às vezes, triste.
Não é o que todos pensam, que eu sempre me afundo na depressão com minha literatura amadora ou então procuro motivos para estar triste, eu simplesmente escrevo, escrevo, escrevo até que todo sentimento ruim que toma conta de mim vá embora, pois uma hora vai.
Me considero extremamente bipolar, e muitos dos que me conhecem já devem ter percebido isso, quase todo dia, há uma mudança esquisita no meu humor, mas nem por isso, perco o ânimo. É dificil lidar com certas coisas, por exemplo, díficil lidar com várias pessoas te dizendo que algo vai dar errado, mesmo quando você acredita que vai dar certo, nenhuma dessas pessoas sabe o quanto talvez você tenha lutado para estar naquela posição agora, e o porquê de simplesmente não abandonar tudo e bater a porta.
Muitos fazem isso o tempo todo, se viram para os problemas, batem a porta na cara deles, e passam o tempo todo reclamando e se perguntando porque o problema sempre volta. É claro que ele sempre, volta um problema nunca fica satisfeito até que seja resolvido, eles são persistentes, sabem o que querem e apenas o que pedem é que sejam resolvidos. Não é pedir muito, é?
Às vezes, me sinto meio esquisito, porque tenho mania de me imaginar no lugar de diversas coisas, por exemplo, agora, quando escrevi as linhas acima, imaginei o que eu poderia querer se eu fosse um problema? Por vários motivos, sempre me imagino no melhor das situações.
Já me imaginei como um mamute, como um pássaro, principalmente como um pássaro. Acredito que eles tenham sonhos, assim como eu tenho, o problema é que todo mundo diz que sonhos são desejos impossíveis criados para satisfazer um buraco existente no coração, será mesmo isso verdade?
Acredito em sonhos, assim como acredito na existência de desejos impecáveis, desejos absolutos, desejos fúteis e desejos do ser humano como princípio.
Desejos reprimidos, ou desejos sujos, não importa, serão sempre desejos, e você certamente só saberá qual a classificação deles, depois que forem realizados.
Não, nem todos os desejos são, mas na vida, temos milhares de possibilidades, milhares de caminhos, milhares de escolhas, você escolhe o que é melhor pra você, mesmo que te apontem por isso, mesmo que te sacrifiquem por isso, só você pode saber o que te faz bem.
Prazeres instantâneos certamente não se classificam como desejos. Vícios e manias nunca serão desejos.
Talvez seja esse, o sonho deles.

Nenhum comentário: